11 Tipos de clientes de um buffet

04 de agosto de 2023 | Buffets Empresas | 0 Comentários

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Em um mercado cada vez mais competitivo e dinâmico, conhecer os diferentes tipos de clientes é um diferencial para o sucesso das empresas, seja em vendas virtuais ou em lojas físicas.

Mas o que fazer para agradar o cliente e ajudá-lo na tomada de decisão de compra?

A chave para alcançar o êxito nas vendas está em entender o perfil de cada consumidor, suas motivações e desejos, a fim de oferecer um atendimento único e personalizado.

Neste artigo, vamos mostrar os principais tipos de clientes de um buffet, suas características e como tratar cada um deles. Portanto, continue a leitura!

Tipos de clientes de um buffet

Quem trabalha com o público sabe que não existe um único tipo de cliente, é preciso saber analisar as pessoas para perceber suas nuances.

De acordo com grandes nomes da psicologia, como Sigmund Freud e Carl Jung, as personalidades podem ser divididas em diferentes arquétipos, como:

  • Pragmático: busca tratamento formal e ágil, tornando difícil de agradar;
  • Analítico: gosta de ter todas as informações antes de realizar a compra;
  • Afável: é mais emocional e valoriza as relações interpessoais;
  • Expressivo: é extrovertido e prefere um tratamento informal.

Porém neste artigo vamos destrinchar os clientes mais comuns do dia a dia de um buffet e como tratá-los de acordo com suas características e personalidades. Confira!

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Leia também: Como montar um buffet atraente para o público?

1. Cliente confuso

O cliente confuso é aquele que chega sem informação nenhuma sobre o produto ou serviço, não sabe nem o que é um buffet e nunca contratou um, por tanto, não sabe como funciona, então você precisa explicar tudo do zero para ele.

Pode ser um desafio no atendimento, mas com muito diálogo, é possível ajudá-lo a encontrar a melhor solução. Para começar, faça perguntas simples, para entender o que o cliente quer e precisa.

Uma tática eficaz para evitar deixá-lo mais confuso é limitar o número de opções disponíveis e não sobrecarregá-lo com muitos serviços ou informações.

2. Cliente indeciso

Esse cliente é muito parecido com o confuso, porém ele já vem com um conhecimento prévio do assunto, e só não sabe quais das opções escolher.

Está indecisão pode ser em relação ao tema da festa, ao cardápio, ao tipo de serviço e até mesmo se deve ou não contratar o buffet.

Por isso é preciso entender a origem da insegurança desse consumidor. Pergunte para o cliente, o que o impede de finalizar a compra, muitas vezes, pode ser uma simples questão que pode ser facilmente resolvida.

Se a questão for o preço, destaque os principais diferenciais do seu serviço e as vantagens de contratar o seu buffet.

3. Cliente decidido

O cliente decidido já sabe o que quer. Provavelmente esse cliente já pesquisou tudo que precisava antes de procurar você, e apenas quer tirar alguma dúvida pontual.

Ao identificar esse perfil, não fique ansioso para fechar o contrato, deixe que ele conduza o processo de compra, dessa forma ele não se sente pressionado e consegue sanar as próprias dúvidas.

Procure escutar mais esse tipo de cliente, e quando precisar explicar os seus serviços, utilize uma linguagem técnica, mas sem exageros, considerando que ele já possui conhecimento sobre o assunto.

4. Cliente apressado

Em algumas ocasiões, o cliente decidido pode se tornar o cliente apressado. Por já saber o que quer, esse perfil de cliente busca agilizar o processo de compra. Você pode identificá-lo pela agitação, impaciência e por ficar conferindo as horas.

Nesse contexto, é fundamental economizar na apresentação, evite entediá-lo falando sobre detalhes excessivos do seu serviço e oferecendo opções que o cliente não quer.

Sendo objetivo e direto, o cliente em questão consegue fechar a compra e ainda sobra tempo para você se dedicar a outros consumidores.

5. Cliente comunicativo

Identificar e lidar com o cliente comunicativo é geralmente uma tarefa mais simples, pois eles tendem a ser bem-humorados e gostam de uma boa conversa.

No entanto, isso não significa que a venda está garantida. É necessário agir com sabedoria para fechar um contrato com esse tipo de cliente.

Uma dica importante é entrar no clima da conversa. Interaja de forma amigável, brincando e trocando ideias, mas sempre conduzindo a conversa de volta ao assunto principal: contratar o seu buffet para realizar o evento.

Permita que o cliente fale, mas mantenha o controle do atendimento e direcione os assuntos que devem ser abordados durante a visita.

 

Leia também: Como atrair clientes para buffet?

6. Cliente não comunicativo

O cliente não comunicativo é um desafio para os atendentes. Você precisa saber um pouco de linguagem silenciosa, ou seja, linguagem corporal para entender o que esse cliente quer.

Por usarem poucas palavras, os clientes não comunicativos se expressam por gestos e feições.

Para atender a esse perfil de cliente de forma eficaz, é recomendado fazer perguntas que permitam respostas curtas, como “sim” ou “não”, e antecipar possíveis dúvidas, oferecendo diversas soluções para o problema apresentado.

Dessa forma, ele pode simplesmente dizer quais das opções prefere.

7. Cliente da concorrência

Quando um cliente chega mencionando a concorrência, na verdade ele está buscando opções e comparando alternativas. Essa é uma oportunidade valiosa para convencê-lo de que contratar o seu serviço de buffet é a melhor escolha.

Utilize sua habilidade argumentativa para superar os benefícios que ele enxerga em outra empresa.

Ao atender a esse perfil, destaque os diferenciais do seu produto ou serviço, enfatizando seus pontos fortes e vantagens únicas.

Pode acontecer também, desse cliente está buscando a melhor oferta, e por isso menciona a concorrência.

Neste caso, você pode oferecer vantagens exclusivas e descontos.

Ao demonstrar que sua empresa possui soluções superiores e benefícios adicionais, você aumenta as chances de conquistá-lo.

8. Cliente especialista

O cliente especialista é aquele cliente que já pesquisou tudo e tem uma base muito grande sobre o assunto.

Diferente do cliente decidido, ele não busca apenas fechar um acordo, mas sim ter total certeza de que está tomando a decisão correta, escolhendo uma empresa de buffet que domine o tema tanto quanto ele.

Atender esse tipo de cliente pode ser um desafio, mas não é impossível. Afinal, se você está atuando na área, possui conhecimento à altura do cliente especialista, portanto, demonstre isso a ele.

Ao adotar uma abordagem confiante e bem informada, você aumenta suas chances de conquistar a confiança do cliente especialista e garantir sua satisfação com a compra.

9. Cliente crítico ou desconfiado

O cliente crítico pode ser um dos mais difíceis de lidar, uma vez que ele pode apresentar resistência em adquirir os serviços ou ter receios baseados em experiências negativas anteriores.

É importante ter paciência e compreensão ao atender esse cliente, permitindo que ele exponha suas indagações e preocupações. Até mesmo concorde com algumas de suas observações, demonstrando que você está ouvindo e levando em consideração suas opiniões.

Em seguida, explique detalhadamente como funcionam seus serviços e apresente os aspectos positivos, como a qualidade dos produtos e os serviços adicionais oferecidos.

Mostre a diferença em relação às más experiências anteriores e enfatize os benefícios que seu buffet proporciona, isso pode ajudar a conquistar a confiança desse cliente crítico.

10. Cliente grosseiro ou nervoso

Ao trabalhar com o público, é comum encontrar clientes grosseiros ao longo da carreira. Saber como lidar com clientes grosseiros e nervosos, requer entender porque ele está agindo assim, e a partir disso, buscar formas de solucionar o problema.

A primeira dica é: não o interrompa! Deixe-o falar, isso ajuda a liberar a irritação. Após o cliente ter terminado de desabafar, mantenha uma postura firme e diga que fará o que estiver ao seu alcance para ajudá-lo.

É essencial ter jogo de cintura e não se ofender com palavras rudes. Explique seu ponto de vista ao cliente e mostre que, apesar do ocorrido, sua empresa está disposta a reverter a situação.

11. Cliente negociador

O cliente negociador é um dos mais comuns no dia a dia, é aquele que ama pechinchar, ou seja, gosta de um desconto, ou algum tipo de vantagem no serviço.

Alguns desses clientes podem estar interessados apenas em pagar barato pelos serviços de buffet, mas a grande maioria apenas busca sentir-se especial, valorizado e compreendido pela empresa.

Oferecer descontos ou vantagens exclusivas pode ser uma maneira eficaz de cativá-los e incentivar a finalização da compra.

Entretanto, nem sempre é possível conceder o que o cliente pede. Nesses casos, é fundamental explicar de forma educada e simpática os motivos da impossibilidade, destacando as vantagens e benefícios do produto ou serviço.

Uma estratégia adicional para conquistar o cliente negociador é oferecer descontos especiais para pagamento à vista ou por meio do PIX.

 

Leia também: Como evitar desperdício de alimentos no seu buffet?

Conclusão sobre tipos de clientes de um buffet

Ao compreender os diversos tipos de clientes de um buffet, você estará mais bem preparado para personalizar sua abordagem de venda e atendimento.

Evite estereotipar ou padronizar o tratamento, pois cada consumidor é único, com suas próprias necessidades e expectativas.

Esteja pronto para enfrentar os desafios que cada perfil possa apresentar, buscando sempre oferecer soluções eficientes e satisfatórias.

A chave para o sucesso está em escutar, compreender e adaptar-se a cada cliente, fortalecendo assim, a relação entre buffet e clientes.

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