Como montar um buffet atraente para o público?

07 de julho de 2023 | Buffets Empresas | 0 Comentários

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O mercado de serviços de buffet para festas no Brasil é altamente lucrativo e uma ótima opção para empreendedores iniciantes.

De acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Eventos (ABEOC), esse mercado tem um grande potencial financeiro e registra um crescimento médio anual de aproximadamente 14%.

Muitos empreendedores têm o desejo de investir nessa área, mas frequentemente têm dúvidas sobre como montar um buffet.

Neste artigo, forneceremos algumas dicas que vão te ajudar a dar início ao seu projeto, além de apresentar formas de como atrair clientes para o seu buffet. Portanto, continue a leitura!

Quanto custa para montar um buffet?

Segundo informações do Sebrae, o custo aproximado para montar um buffet é de R$ 95 mil reais.

No entanto, é importante ressaltar que esse valor pode variar significativamente de acordo com o projeto, objetivos e localização de cada empreendimento.

Para uma análise mais minuciosa, é importante considerar que alguns itens podem influenciar nos custos ao montar um buffet. Confira abaixo!

Materiais e utensílios para buffet

Os equipamentos e materiais necessários para montar um buffet podem variar de acordo com o segmento escolhido.

Porém, existem alguns itens considerados básicos para iniciar, tanto um buffet a domicílio, quanto um buffet fixo. Vejamos:

  • Geladeira;
  • Fogão;
  • Mesas e cadeiras;
  • Coifa;
  • Eletrodomésticos (forno, fritadeira, etc);
  • Utensílios de cozinha (panelas, bandejas, talheres, pratos, copos, peneiras, tesoura, etc.).

Além dos itens de cozinha, há outros elementos importantes a serem considerados, como:

  • Computador;
  • Impressora;
  • Telefone;
  • Máquina de cartão;
  • TV;
  • Aparelho de DVD/Bluetooth;
  • Aparelhagem de som e iluminação;
  • Uniformes;
  • Brinquedos (dependendo do tipo de buffet).

Lembre-se de que essa lista de materiais para montar um buffet é apenas uma referência inicial e que você deve adaptá-la às necessidades específicas do seu negócio.

Colaboradores necessários para montar um buffet

É importante ressaltar que os colaboradores também representam uma parte significativa dos custos de um buffet.

Abaixo, segue uma lista com a quantidade de funcionários necessários para formar uma equipe para sua empresa de buffet para eventos:

  • Auxiliar de Faxina;
  • Auxiliar de Cozinha;
  • Chef ou Cozinheiro;
  • Garçons;
  • Atendente de Vendas;
  • Gerente de Festa;
  • Recepcionistas;
  • Motoristas;
  • Decoradores;
  • Monitores de Brinquedos.

Essa lista pode variar de acordo com o tamanho e o tipo do seu buffet.

 

Leia também: Como evitar desperdício de alimentos no seu buffet

 

Quanto se fatura com um buffet?

Para obter um retorno rápido, é necessário realizar cerca de 20 eventos por mês. Com isso, é possível alcançar um faturamento mensal de até 80 mil reais.

Para atingir essa meta você precisa realizar um planejamento adequado.

Dessa forma, você terá uma estimativa de quanto custa para abrir um buffet com antecedência e poderá se preparar de maneira eficaz para essa empreitada.

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Como montar um buffet?

As orientações a seguir, te deixarão mais preparado para iniciar e administrar seu próprio buffet com sucesso.

O objetivo deste texto é destacar os pontos cruciais que merecem atenção e evitar que você cometa erros durante o planejamento.

Continue a leitura e descubra como montar um buffet da maneira correta, em 7 passos!

1. Planejamento financeiro

Para iniciar o planejamento financeiro é preciso organizar a estrutura dos seus serviços de buffet para festas.

Isso inclui definir a quantidade de convidados que pretende atender por evento, a localização, o padrão (econômico ou luxuoso) e o tipo de serviço (Buffet com local próprio ou a domicílio).

Em seguida, é necessário escolher o segmento específico para o seu buffet.

Confira alguns exemplos de áreas em que você pode atuar:

  • Buffet Infantil;
  • Buffet para Casamentos, Bodas e Festas de Debutantes;
  • Buffet Empresarial;
  • Buffet Corporativo – voltado para festas, recepções e eventos empresariais;
  • Buffet Cerimonial – especializado em formaturas e festas de casamento;
  • Buffet a Domicílio.

Ao definir o segmento da sua empresa de buffet para eventos, você poderá direcionar seus esforços e recursos de maneira mais eficaz.

Isso ajudará a estabelecer uma proposta única e a conquistar seu público-alvo de forma mais assertiva.

2. Faça o plano de negócio para buffet

Após definir a estrutura e o público-alvo do seu buffet, é a hora de criar o plano de negócio, uma ferramenta essencial que permite que o empreendedor tenha uma visão abrangente da empresa e do mercado em que atuará.

No plano de negócios, você vai documentar os produtos, serviços e o cardápio do buffet.

Além disso, será detalhado aspectos financeiros e recursos humanos necessários para o desenvolvimento do negócio, como investimentos em materiais, equipamentos, maquinário e pagamentos de funcionários.

A seguir, veja os principais pontos do plano de negócio de um buffet, de acordo com o Sebrae:

  • Descrição do negócio;
  • Principais produtos e/ou serviços oferecidos;
  • Perfil dos principais clientes;
  • Localização da empresa;
  • Capital a ser investido;
  • Projeção do faturamento mensal;
  • Tempo estimado para o retorno do capital investido.

Esses elementos servirão como um guia estratégico para o crescimento e sucesso do seu buffet, auxiliando na tomada de decisões e no alcance dos objetivos estabelecidos.

3. Defina os fornecedores

A escolha dos fornecedores é um dos pilares fundamentais para o sucesso de uma empresa de buffet. Por isso, priorize a qualidade dos materiais e busque fornecedores com boa relação custo-benefício.

Ao selecionar fornecedores, leve em consideração aqueles que oferecem maior flexibilidade, agilidade na entrega dos pedidos, variedade de opções de pagamento, entre outros aspectos relevantes para a sua empresa.

As parcerias com fornecedores confiáveis garantem a qualidade dos alimentos e bebidas oferecidos, contribuindo para a reputação e o sucesso do seu buffet.

4. Ofereça serviços diversificados

Na hora de contratar um buffet, os clientes podem preferir escolher por aqueles que oferecem pacotes que incluem outros serviços.

Portanto, vale a pena investir em parcerias com profissionais de outras áreas, como:

  • Animadores de festa;
  • Fotógrafos;
  • Equipes de segurança;
  • Especialistas em lembrancinhas;
  • Decoradores;
  • Cerimonialista;
  • Especialistas em som e iluminação para eventos;
  • DJs e muito mais.

Ao expandir sua oferta de serviços, você pode proporcionar uma experiência completa e personalizada aos seus clientes.

Essa diversificação de serviços pode ser um diferencial competitivo importante para o seu buffet, agregando valor ao seu negócio.

5. Escolha a localização

Outro item importante nessa lista de como montar um buffet, é escolher bem a localização.

Para isso, identifique em qual região seu público-alvo está concentrado, e estabeleça seu endereço lá. O recomendado é selecionar uma área de fácil acesso e com alto fluxo de pessoas.

Ao escolher o espaço, leve em consideração o tamanho e o tipo de ambiente necessário. Procure por um espaço amplo, com poucas paredes e que permita a acomodação de uma boa cozinha, pista de dança ou área para brinquedos.

Também não se esqueça de verificar a disponibilidade de estacionamento, instalações hidráulicas e elétricas adequadas, e a possibilidade de reformas negociadas no valor do aluguel.

6. Esteja dentro das exigências legais

Para saber como administrar um buffet, é importante atender às exigências legais e normas do setor. Um contador pode auxiliar nesse processo, indicando o enquadramento jurídico adequado.

Os documentos necessários para a abertura de um buffet incluem:

  • Registro na Junta Comercial;
  • Obtenção do CNPJ;
  • RG e CPF;
  • Comprovante de IPTU do imóvel;
  • Cópia do contrato de locação ou compra e venda;
  • alvará de funcionamento;
  • Cadastrar a empresa junto à Caixa Econômica Federal para INSS e FGTS.

A documentação exigida pode ser diferente em cada cidade.

Para os buffets fixos, é preciso checar se a área escolhida permite a abertura desse tipo de negócio – o que pode ser feito através de uma consulta de endereço na Prefeitura, de acordo com a Lei de Zoneamento.

Leis e normas que regulamentam o mercado de buffets

Além do Código de Defesa do Consumidor (LEI Nº 8.078 DE 11.09.1990), é importante familiarizar-se com as leis trabalhistas, os estatutos da Micro e Pequena Empresa e a Lei Geral de Proteção de Dados.

A seguir, estão algumas leis e normas específicas que se aplicam ao mercado de buffets:

Leis – Buffets
  • Lei 123/2006 – Estatuto da Micro e Pequena Empresa
  • Lei 13.874/2019 – Medidas de desburocratização e simplificação de processos para empresas e empreendedores
Normas técnicas – Buffets
  • ABNT NBR 14518/2020 – Sistema de ventilação para cozinhas profissionais
  • ABNT NBR 15635/2015 – Serviços de alimentação
  • ABNT NBR ISO 22000/2019 – Sistemas de gestão da segurança de alimentos
  • ABNT NBR 15842/2010 – Qualidade de serviço para pequeno comércio

É importante ressaltar que a não conformidade com essas normas e leis pode resultar em multas, fechamento temporário ou permanente do estabelecimento.

Portanto, é essencial estar em conformidade e seguir as diretrizes estabelecidas para garantir a operação legal e segura do buffet.

7. Divulgue seu Buffet

Agora que você já sabe como montar um buffet, está na hora da divulgação!

Essa é uma parte essencial para o sucesso do seu buffet, pois de nada adianta ter uma estrutura incrível se as pessoas não sabem sobre você ou não o encontram.

Investir em estratégias de marketing para buffet é a melhor maneira de atrair clientes e aumentar seus lucros.

Existem diversas maneiras de promover seu buffet:

  • Distribuindo folders e panfletos na região;
  • Estando presente nas redes sociais e na plataforma Buffets Perto de Mim;
  • Realizando degustações;
  • Criando um portfólio.

Essas são apenas algumas formas de como atrair clientes para o seu buffet.

Buffets Perto de Mim

A plataforma Buffets Perto de Mim tem como objetivo conectar buffets e clientes, concentrando as buscas em um único lugar.

Ao se cadastrar na plataforma, você terá um mini site exclusivo para o seu buffet, o que aumentará sua visibilidade e facilitará o contato com os potenciais clientes.

Com o nosso sistema de “pedir orçamento para a região”, o processo de solicitação de orçamentos para os clientes torna-se mais simples e direto. Ao facilitar esse processo para o cliente, as chances de receber mais solicitações aumentam.

Fazendo parte do Buffets Perto de Mim, você terá a chance de expandir sua presença online, além de estar presente no lugar certo para ser encontrado pelo seu público-alvo.

Não fique de fora, conheça nossos planos!

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