O que é Buffet? Quais são os tipos e como funciona?

11 de julho de 2023 | Dicas, Buffets Empresas | 0 Comentários

- Patrocinado -

Você está organizando uma festa e alguém sugeriu um serviço de buffet, mas você não tem certeza do que é e nem como funciona?

Para que você esteja bem informado sobre esse assunto, vamos explicar tudo sobre esse segmento, tanto para aqueles que desejam contratar um serviço, quanto para empreendedores que desejam montar um buffet.

Logo, este texto vai ajudá-lo a entender o que é buffet e como funciona. Portanto continue a leitura!

O que é buffet?

A palavra buffet tem origem francesa e se refere a um tipo de mesa.

Já o serviço de buffet é uma forma de servir comida para uma grande quantidade de pessoas em festas e eventos.

Neste caso, a comida fica sobre a mesa e é disposta em travessas, panelas ou outros recipientes, permitindo que os convidados se sirvam à vontade.

O serviço de buffet é muito utilizado em hotéis, restaurantes, casamentos, formaturas, aniversários, confraternizações, treinamentos corporativos e outras festas que envolvem um grande público.

Alguns exemplos de formatos de buffets:

  • Buffet infantil;
  • Buffet corporativo;
  • Buffet cerimonial: especializado em casamentos e formaturas.

Agora que você já sabe o que é buffet, veja abaixo como funciona e os tipos de serviços de mesa.

Como funciona um buffet para festas?

As empresas de buffet para eventos podem oferecer duas opções principais: serviço de alimentação em domicílio ou serviço com locação, ou seja, buffet fixo.

A comida é preparada previamente pela empresa responsável pelo buffet e disponibilizada em mesas ou ilhas dentro do espaço. Os convidados podem se servir à vontade, escolhendo os pratos, bebidas e sobremesas.

Há também muitas opções de serviço de mesa, como o estilo americano, à francesa, à inglesa e o volante. Logo abaixo explicaremos cada um deles.

Ao optar por uma empresa de buffet, o preço é fechado antecipadamente com base no número de convidados e no cardápio selecionado.

Você quer contratar um buffet para seu evento?

Nossa plataforma pode te ajudar GRATUITAMENTE!

Filtre por Região - Ache o melhor buffet ou casa de festas próximo de você.

Contato Rápido - Fale diretamente com o buffet por WhatsApp ou envie um formulário.

Compare Orçamentos - Solicite um orçamento para sua região e receba propostas.

Tipos de buffets

Muitos serviços de buffets para festas oferecem mais de uma forma de servir a comida.

Dependendo do cardápio escolhido, as formas de servir já podem estar definidas, porém, você pode escolher o que você quer, e deixar avisado ao buffet de antemão.

Conheça abaixo os tipos de serviços à mesa, ou seja, como a comida pode ser servida nas suas festas e eventos!

  • Serviço de mesa Americano (com ilhas e estações)

Este é o conhecido estilo self-service, onde são montadas ilhas ou estações com diversas opções de comida disponíveis durante toda a festa.

Os convidados podem se servir no momento que desejarem, escolhendo suas preferências e a quantidade desejada.

O serviço de buffet estilo americano, é mais informal, permitindo que os convidados escolham se preferem comer em pé, sentados ou até mesmo na pista de dança.

Esse tipo de serviço não requer uma grande quantidade de garçons para auxiliar, tornando-o mais econômico em comparação aos outros tipos de serviço.

  • Serviço de mesa à Francesa

Essa opção é considerada mais formal e tradicional, sendo mais comum na Europa do que no Brasil. No serviço à francesa os convidados ficam sentados e os pratos vêm prontos, servidos pelos garçons.

Geralmente o cardápio de buffet, consiste de uma entrada, dois pratos principais, além de sobremesa e bebida. Em alguns casos, as travessas com os alimentos podem ser colocadas na mesa para que os próprios convidados se sirvam.

Esse tipo de serviço também é conhecido como catering e é uma ótima escolha para banquetes, jantares empresariais ou eventos protocolares.

  • Serviço de mesa à inglesa (direto e indireto)

Há dois tipos de serviço de mesa à inglesa: o direto e indireto.

No serviço à inglesa indireto o garçom coloca uma mesa de apoio, chamado Guéridon, ao lado da mesa dos convidados, onde os convidados escolhem o que querem comer, e o garçom prepara e serve o prato na quantidade solicitada.

Já no serviço à inglesa direto, popularmente conhecido como rodízio, o garçom passa na mesa apresentando as comidas, e o convidado diz se aceita ou não cada opção.

O serviço de rodízio é muito utilizado em pizzarias, churrascarias e outros restaurantes que costumam ter uma grande variedade de itens no cardápio.

  • Serviço de mesa volante

No serviço de mesa volante – também conhecido como menu degustação ou finger food – os garçons circulam pelo salão servindo os convidados com bandejas.

O cardápio é composto por canapés, salgados quentes, fritos e assados, podendo incluir também um prato principal, dependendo da escolha do cliente.

O objetivo é ter um cardápio com comidas “fáceis” que as pessoas possam consumir em pé, em lounges ou em mesas distribuídas pelo salão.

Este serviço é considerado mais informal, já que as comidas são servidas continuamente, proporcionando uma festa mais dinâmica.

Quais comidas são servidas em buffet?

Existe um número enorme de comidas que podem ser servidas em um buffet oferecido aos seus convidados na hora de organizar a sua festa ou evento.

Muitos buffets se especializam em uma determinada área culinária, oferecendo opções regionais como comida japonesa, mexicana, italiana, entre outras.

Há buffets especializados em churrasco, brunches, comidas de casamentos, festas infantis, e outros que se dedicam a buffets de almoço e jantar.

Veja abaixo algumas especialidades de buffets:

  • Buffet de brunch;
  • Buffet de churrasco;
  • Buffet de comfort food;
  • Buffet de sobremesa e frutas;
  • Buffet de rodízio;
  • Buffet de crepe;
  • Buffet de hambúrgueres;
  • Buffet de festa junina;
  • Buffet de saladas;
  • Buffet de comidas típicas (japonesa, mexicana, italiana, árabe, etc.)
  • Buffet de Alimentos Especiais (vegano, vegetariano, kosher, sem glúten, etc.)

Quando contratar um serviço de buffet?

Não há uma quantidade mínima de pessoas, porém, caso você queira um número exato, você pode optar por contratar um buffet quando o número de convidados for maior que 20.

Já que para um grupo desse tamanho, seria necessário preparar uma quantidade significativa de comida, o que pode ser bastante trabalhoso para realizar por conta própria.

É importante ter em mente que os serviços de buffet para festas têm um custo inicial mínimo. Isso significa que, mesmo que o evento seja pequeno, o custo pode não sair tão barato quanto o esperado.

Serviço de buffet por pessoa: qual o preço?

O preço de serviços de buffet podem variar de acordo com diversos fatores e de um buffet para outro.

Em média, os valores de um buffet por pessoa podem ficar em torno de R$ 40,00 e R$ 160,00.

Vale ressaltar que o preço final dependerá de diversos elementos específicos do evento.

Alguns dos elementos que influenciam no cálculo do preço de um buffet incluem:

  • quantidade de pessoas;
  • tipos de comida ou quantidade de alimentos;
  • tipos de serviço de mesa;
  • duração da festa;
  • região.

Há buffets que cobram por quantidades de alimentos e outros que cobram por quantidade de pessoas.

Por isso que o ideal é solicitar orçamentos para os buffets, marcar uma degustação e escolher qual o mais adequado para a sua festa.

 

Leia também: Quanto custa um buffet? E o que influencia no valor?

 

Conclusão sobre o que é buffet

Para poder aproveitar melhor a festa e curtir todos os momentos, a melhor opção é contratar um profissional especializado para cuidar da organização e alimentação dos seus convidados.

Para quem quer contratar um buffet e saber quanto custa esse serviço, pode usar nossa plataforma Buffets Perto de Mim, pois ela oferece um sistema prático para solicitar orçamentos para vários buffets de uma única vez.

Dessa forma você centraliza seus orçamentos em um único lugar, facilitando a comparação e a escolha da melhor opção para atender às suas necessidades.

Aproveite a praticidade de utilizar nossa plataforma gratuita para encontrar o buffet ideal e garantir o sucesso do seu evento!

Buffets Perto de Mim: O que é?

A plataforma Buffets Perto de Mim tem como objetivo centralizar os buffets de todo o país, criando uma ampla rede que facilite o encontro desses serviços.

Se você é um cliente em busca de buffet, pesquise por região e encontre mais facilmente aquilo que você procura, de forma gratuita!

E se você é um buffet, não deixe de fazer parte dessa rede e venha ser visualizado pelo seu cliente no lugar certo!

Compartilhe nas redes sociais!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts populares

Guia de marketing para buffets!

Clique aqui para comprar agora