Planejamento estratégico, tático e operacional: Veja como fazer!

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O planejamento estratégico, tático e operacional é uma importante ferramenta gerencial que conta com detalhes como missão e valores da empresa, objetivos de negócio e estratégias para alcançá-los.

No geral, funciona como um mapa para nortear como a empresa deve agir mediante diferentes situações e pensando em resultados distintos.

Para atingir esse objetivo, é preciso, primeiramente, conhecer como são os processos e a atuação da empresa, bem como identificar adequadamente o que ela deseja alcançar. A partir daí, você deve estabelecer metas e montar um cronograma para fazer a avaliação.

Por fim, é necessário estabelecer quais devem ser as medidas tomadas para que a empresa alcance seus propósitos.

Com o tempo e ao adquirir certa maturidade de mercado, naturalmente o empreendedor acaba criando planos e procedimentos para manter a eficiência e expansão da instituição.

Os instrumentos de planejamento estratégico podem ser usados tanto para os negócios que estão em expansão, quanto em crises ou que desejam inovar no mercado.

Na verdade, não há um período específico (como o final ou início de ano) ou um tempo mínimo de existência para desenvolver o planejamento estratégico.

Cada empreendedor deve avaliar o estágio atual da organização e refletir sobre o que sua empresa quer ser quando crescer.

Um dos principais benefícios de realizar um planejamento estratégico nas pequenas empresas – como os buffets – é o alinhamento de expectativas entre os funcionários e gestores.

Quando os objetivos profissionais dos funcionários não estão de acordo com os da empresa, podem surgir problemas como a falta de engajamento, perda produtividade e baixa retenção de talentos.

Nesse sentido, é essencial conhecer os propósitos profissionais e pessoais dos membros da organização.

Pode parecer difícil colocar em prática tudo isso, mas com ele as chances de algo dar errado nas empresas se tornam muito baixas.

Conheça agora alguns dos principais motivos para que você faça um planejamento estratégico.

 

Leia também: Como montar um buffet?

 

O que é planejamento estratégico para buffets?

O planejamento estratégico para buffets é um processo que define a direção e os objetivos de longo prazo.

Dessa forma, você consegue delinear estratégias e ações necessárias para alcançar esses objetivos, considerando tanto o ambiente interno quanto o externo do negócio.

Para buffets, o planejamento estratégico, tático e operacional pode incluir a:

  • análise de tendências do mercado de eventos;
  • definição de públicos-alvo;
  • desenvolvimento de propostas de valor únicas;
  • criação de planos de marketing para buffet.

Além de operações que se alinhem com a missão e visão da empresa.Tudo isso é feito com o objetivo de posicionar o buffet de maneira competitiva no mercado.

Como fazer planejamento estratégico, tático e operacional?

Já mencionamos aqui, como fazer o planejamento financeiro do seu buffet, hoje, vamos mostrar como implementar um planejamento estratégico, tático e operacional, confira as dicas abaixo sobre cada uma dessas fases.

1. Planejamento Estratégico:

  • Análise SWOT: Avalie os pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças do seu buffet.
  • Missão e visão: Aqui você define a missão (o propósito do buffet) e a visão (onde você quer chegar no futuro, o que você deseja alcançar).
  • Objetivos e metas: Estabeleça metas claras e mensuráveis para os próximos 3-5 anos, como expandir para novas regiões ou aumentar a receita anual em 20%.
  • Estratégias: Desenvolva estratégias para alcançar esses objetivos, como diversificação de serviços e cardápio, projeto de expansão geográfica, ou parcerias estratégicas.
  • Plano de ação: Detalhe as ações necessárias para implementar as estratégias, incluindo cronogramas e responsabilidades.

2. Planejamento Tático:

  • Desenvolvimento de planos de ação por departamentos: Estruture planos específicos para cada departamento, como vendas, marketing, operações, etc.
  • Recursos necessários: Definição de e os recursos necessários para cada plano, incluindo recursos humanos, financeiros, tecnológicos e materiais.
  • Ações específicas: Determine ações concretas para atingir os objetivos estratégicos. Isso pode incluir campanhas de marketing para buffet, treinamento de funcionários, aquisição de novos equipamentos, ou pesquisas de mercado para expansão em novas regiões.
  • Definição de KPIs (Key Performance Indicators): Estabeleça indicadores de desempenho para monitorar o progresso dos planos. Determine quem será responsável por cada ação e os prazos para sua execução.

3. Planejamento Operacional:

  • Criação de cronogramas: Elaborar planos detalhados para as atividades diárias, semanais ou mensais.
  • Procedimentos e protocolos: Estabeleça procedimentos operacionais padrão (POPs) para garantir a consistência e a qualidade nas operações.
  • Gestão de processos: Garanta que todos os processos estejam alinhados com os planos táticos, facilitando a execução das estratégias.
  • Monitoramento e controle: Monitore continuamente as operações e faça ajustes conforme necessário para atingir os objetivos estabelecidos.

Porque devo realizar um?

Cliente indeciso

Realizar um planejamento estratégico é fundamental para o sucesso e sustentabilidade de qualquer negócio, incluindo buffets.

Este processo não apenas estabelece a direção e os objetivos que você deve alcançar, mas também proporciona uma série de benefícios que podem transformar o modo como a empresa opera e se posiciona no mercado.

Abaixo, vamos deixar alguns dos principais motivos pelos quais o planejamento estratégico, tático e operacional é essencial. Confira!

1. Os Negócios Não Saem do Trilho

Servindo como uma espécie de amparo para a gestão empresarial, o planejamento estratégico é uma ferramenta que ajuda

os empreendedores a desenvolverem suas tarefas, com organização e disciplina, visando atingir objetivos e resultados.

2. Melhora a Comunicação Interna

Quando o buffet conta com um bom planejamento estratégico, todos falam a mesma língua porque possuem total domínio sobre quais são os objetivos da empresa e quais serão as estratégias adotadas.

Com ele, toda a sua equipe é envolvida e passa a se sentir parte do negócio. Isso porque, todos passam a conhecer seus objetivos e estratégias. E as tomadas de decisão ganham mais agilidade e clareza.

Sem esse tipo de planejamento, as decisões, metas e estratégias ficam limitadas às camadas mais elevadas da empresa, o que impede que os outros colaboradores tenham um senso do que devem fazer.

3. Traz Mais Proteção Para o Seu Negócio

Ajudando sua empresa a identificar ameaças e oportunidades, o planejamento estratégico também protege os negócios de mudanças do mercado.

O mercado é cada vez mais dinâmico, especialmente devido ao comportamento do consumidor.

Por causa disso, ele pode mudar a qualquer instante e é preciso que as empresas se adaptem às novas necessidades.

Se para grandes empresas já pode ser difícil absorver certas mudanças, para microempresas isso pode ser ainda mais complicado.

As empresas se tornam mais robustas com um planejamento estratégico, tático e operacional.

Isso porque esse planejamento indica o caminho a ser seguido em uma série de situações diferentes, o que permite que a empresa continue firme mesmo quando o mercado muda.

 

Leia também: Como atrair clientes para buffet?

 

4. Aumenta sua Vantagem Competitiva

Boa parte dos buffets iniciam as suas operações sem qualquer planejamento estratégico. Alguns buffets de porte maior também cometem o mesmo erro e ficam sujeitas a diversas condições do mercado.

Ao entender todos os fatores e impactos do cenário interno e externo, sua microempresa sai na frente dos concorrentes e ganha vantagem competitiva.

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5. Incentiva o Crescimento

Embora esse planejamento não elimine totalmente a possibilidade de erro, ele ajuda a empresa a tomar a melhor decisão possível no momento em questão.

Mesmo que ocorram, as falhas tendem a ser menos catastróficas do que agir de maneira aleatória.

O estratégico, tático e operacional também ajuda a empresa a construir uma lógica de decisões a serem tomadas e age de maneira a pensar no futuro.

Em vez de apenas se manter no mercado, a microempresa consegue estruturar o seu crescimento.

Somando todos os benefícios que você já sabe até aqui, tem ainda o principal deles: com o planejamento estratégico sua microempresa sai da zona de conforto rumo ao crescimento.

Afinal, todo o trabalho é planejado para um futuro de sucesso!

 

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